terça-feira, 21 de julho de 2009

A hipnose como uma dança!

A hipnose [em terapia] pode ser comparada a uma dança. Consegue imaginar uma dança com alguém que está inconsciente, incapaz de ouvir a música, de cooperar ou que não tem qualquer sentido de ritmo? Você seria completamente responsável pela graça, a forma e a actuação. Seria um encontro estranho e insatisfatório.

Em vez disso, a hipnose sugere uma partilha do movimento. O hipnoterapeuta conduz: sentindo, respondendo, guiando o seu parceiro, que experimenta a tensão e o relaxamento conforme a orientação do primeiro. A música toca em pano de fundo enquanto o terapeuta descobre um movimento e o cliente é dirigido para a sua própria dança, movimento e estilo.

Trabalhar desta forma pressupõe que o seu cliente, tal como um parceiro de dança, tem os recursos necessários para se mover em determinada direcção, em vez de ser um iniciante descoordenado por quem o terapeuta é responsável por ensinar cada passo.


por Rick Voit & Molly Delaney

Referência:
Volt, R. & Delaney, M. (2005). Hypnosis in clinical practice - Steps for mastering hypnotherapy. New York: Brunner-Routledge.

Se quiserem ler o livro, façam o download do ficheiro pdf aqui.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ancorando um estado desejado (GB)

Neste video Alex Howard mostra-nos a criação de diversas âncoras (neste caso 4) e associação desses estados-recurso a uma situação ansiogénica, como ir ao dentista.

Current State Desired State Demo from Stephen Wright on Vimeo.

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons