quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

14ª Conferência Europeia de Expressão Facial

Viva!

Porque o tema é Psicologia e porque a comunicação não-verbal tem tudo a ver com a prática clínica (com ou sem hipnose), trago-vos a informação sobre este evento.

A 14ª Conferência Europeia sobre Expressão Facial terá lugar de 16 a 18 de Julho de 2012, no Campus do Instituto Piaget de Almada, em Portugal.

Iniciou-se a recepção de trabalhos na área da expressão facial, emoções, comunicação não-verbal ou relacionados, para apresentação na conferência. Se pretende organizar um simpósio/workshop ou apresentar um poster, envie informação sobre o título, autores e breve resumo (300 palavras) até 5 de Março de 2012.

Os trabalhos aceites serão integrados no livro de resumos que estará disponível na conferência e no site. Todos os resumos/abstracts deverão ser enviados em Inglês.

Ver mais informações no site: http://www.facinlab.com/conference/



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Livro: O Hipnotismo - Psicologia, Técnica e Aplicação

Trago a dica de uma leitura um pouco antiga, mas não deixa de ter o seu interesse. Encontrei este livro numa feira de livros usados e não resisti a trazê-lo.

«Este livro, o primeiro que se publica no gênero em nosso país, não se limita à hipnose médica ou odontológica ou a qualquer outro setor especializado. É um tratado de hipnotismo em geral. Mostra o que é a hipnose, quais suas aplicações e ensina realmente a hipnotizar. Lê-lo, portanto, é aprender com um dos maiores, senão o maior hipnotizador contemporâneo e entrar em contato com um psicólogo de sua época.»


  


  Título: O Hipnotismo - Psicologia, Técnica e Aplicação
  Ano: 1958
  Autor: Karl Weissmann
  Origem: Português
  Páginas: 181



  Ler aqui

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Livro: O ponto da Virada


«Sofremos uma influência tremenda do meio em que vivemos – o nosso contexto imediato – e da personalidade das pessoas que nos cercam. 

Limpar as paredes escritas das esta­ções do metro de Nova York transformou os moradores da cidade em cidadãos melhores. Dizer aos seminaristas que se apressassem fez deles maus cidadãos. O fato de um jovem carismático da Mi­cronésia ter tirado a própria vida deflagrou uma epidemia de sui­cídios que durou uma década. Colocar uma caixinha dourada no canto de um anúncio do Columbia Record Club fez a compra de discos pelo correio parecer irresistível. 

Examinar comportamen­tos complexos, como fumar, suicidar-se e cometer crimes, é ava­liar como estamos sujeitos à influência do que vemos e escutamos e como somos profundamente sensíveis até aos mínimos detalhes do quotidiano. Por isso a mudança social é tão inconstante e tantas vezes inexplicável – é porque faz parte da nossa natureza ser in­constante e inexplicável. 

No entanto, se existe dificuldade e inconstância no mundo do Ponto da Virada, também há uma grande dose de esperança. Pela simples manipulação do tamanho de um grupo de pessoas, temos condições de melhorar significativamente a sua receptividade a novas ideias. Adequando a forma de apresentar as informações, podemos aumentar de modo extraordinário a sua capacidade de fixação. Encontrando e atingindo aquelas raras pessoas especiais que detêm grande poder social, somos capazes de alterar o curso das epidemias sociais. No fim, os Pontos da Virada (ou viragem) são uma rea­firmação do potencial para mudanças e do poder da ação inteli­gente. 

Veja o mundo à sua volta. Pode parecer um lugar impossí­vel de mover, fixo, implacável. Mas com um leve empurrãozinho – no lugar certo – ele dá uma virada.»

Autor: Malcom Gladwell
Formato: pdf
Páginas: 202
Tamanho: 1,66 Mb
Clique aqui para ler

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Relaxamento na Praia



Um relamento hipnótico para serenar a mente! Uma boa forma de fazer uma pausa no seu dia!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Time Line Therapy and the basis of personality

Um livro de Tad James
Publisher: Meta Publications | ISBN: 0916990214 | edition 1988 | PDF | 276 pag.

«I am certified as a Time Line Therapy practitioner and this was one of the "required-reading" books I had to read as part of my course. I've read it from start to finish and practiced it on myself as well as on others. It's been claimed that Time Line Therapy is 100% effective but I'd have to disagree on that. In my experience, it's probably about 85% effective, which is still incredible. This type of therapy can "cure" phobias, ease anxiety, get rid of fear, guilt, anger, and sadness. What I LOVE is that it is extremely easy to do and this book explains how to do it. I really don't have any complaints about the therapy itself, which (in a nutshell) simply lets you see your life as though it's super small on a timeline and you're looking at it far away. That type of view allows you to see the "big picture" of your life and fix events in the past.»

($27.95)

Descarregar aqui

terça-feira, 7 de junho de 2011

Handbook of EMDR and Family Therapy Processes

Com um prefácio do médico Daniel Siegel, este manual demonstra detalhadamente como pode combinar a abordagem do processamento da informação pela EMDR com perspectivas e técnicas terapêuticas dos sistemas familiares. Um impressionante e necessário trabalho que fornece uma ponte clara e compreensiva entre as terapias familiar e individual.

Língua: inglesa
Formato: pdf
Descarregar aqui

Livro: Sapos em Principes

Decorrendo da transcrição do seminário de PNL que durante anos foi levado a cabo por Grinder e Bandler por todo o mundo, esta obra reproduz fielmente a arte e o estilo incomparável dos criadores da PNL e aborda, entre outros temas, os mecanismos da experiência sensorial e da comunicação eficaz, técnicas de mudança pessoal e o método do reenquadramento.

Descarregar aqui

Script: Bagagem Emocional

Você está agora profundamente relaxado e as sugestões que vai ouvir terão um efeito imediato e duradouro na sua mente subconsciente… porque essa é a sua vontade... aceitando todas as sugestões que vão de encontro aos seus objectivos, à sua vontade... você ouvirá cada palavra que eu disser… mesmo que se encontre a vaguear de vez em quando… porque neste preciso momento… nada mais interessa… nada… excepto esta maravilhosa sensação de relaxamento que você está a experimentar.

Neste momento é como se não tivesse uma preocupação no mundo… ninguém quer nada… ninguém precisa de nada… não existe absolutamente nada para você fazer excepto relaxar e libertar-se… e apenas desfrutar dos sentimentos de bem estar que estão a ser gerados dentro de si.

E dentro de momentos, vou pedir-lhe que imagine algumas coisas… e poderá até descobrir que ao imaginar estas coisas que eu lhe descrever, estará tão absorvido nessa tarefa que sentirá de facto como se estivesse lá… e todas as emoções que o têm incomodado até agora… se vão resolvendo por si… tal como um puzzle com todas as peças baralhadas a encaixarem-se no seu lugar e a formar a imagem final… completa… a verdadeira imagem de segurança e serenidade… esta é a sua nova realidade.

Gostaria de sugerir-lhe que criasse/imaginasse um dia magnífico… em que está ao ar livre, no campo… talvez num local que sempre tenha querido visitar… ou de alguma memória distante de um lugar maravilhoso que já tenha visitado antes. Você está a seguir ao longo de um caminho… e à distância consegue ver uma bela casa de campo… com um telhado coberto de colmo… e está rodeada de árvores cheias de flores brancas e roseiras brancas e cor de rosa completamente floridas.

E existe um jardim encantador com uma caniçada e um arco coberto de madressilva ou jasmim docemente perfumado… e o sol brilha e todo o cenário está banhado num belo brilho dourado. Mais para a esquerda está o mar… é uma parte bem àspera do país… e mesmo ao aproximar-se você consegue ouvir o som das ondas rebentando contra as rochas… mas a sua casa de campo está protegida… e de alguma forma você simplesmente sabe que é um lugar bastante seguro para estar.

A casa de campo tem estado desabitada por muito tempo… negligenciada… um tanto desgastada pelo tempo… mas você percebe o potencial e tem uma ideia de como ela pode tornar-se.

Você entra na casa pela porta coberta de hera… e olhando em volta pode ver como há muito trabalho que precisa de ser feito… mas você sabe que pode fazê-lo… porque você tem a capacidade… de fazer… não só as coisas que tem de fazer todos os dias… mas também as coisas que realmente quer fazer… sem medo de falhar… porque esta é a sua casa de sonho… onde vai viver… em harmonia… e porque é sua… você é o único que pode fazê-lo… exactamente como quer que seja.

E você está cheio de motivação e determinação para arranjar a sua casa… e torná-la exactamente como deseja que ela seja.

Olhando em volta, você vê… entulho… espalhado um pouco por todo o lado… e a primeira coisa que lhe ocorre fazer… é limpar a bagunça. Depois disso, você pode arranjar as divisões… uma de cada vez… mas neste momento… você pega num saco de lixo ou outro à mão e dá uma volta por todo o lado, apanhando todo o lixo e colocando-o no saco.

Agora, o entulho que você vê representa todos os pensamentos e sentimentos indesejados que tem experimentado ao longo dos últimos meses / anos… e até se livrar de tudo isto, não pode começar a melhorar a sua casa… por isso… neste momento… aqui, na segurança da hipnose… quero que identifique cada pensamento, sentimento ou emoção e a deite fora (que se liberte dela) da melhor forma que souber.

Podem ter havido sentimentos de mágoa ou ressentimento… se assim for… veja como o seu entulho se identifica com a pessoa ou situação que os causou… por exemplo… se foi uma pessoa que o magoou… pode ver uma fotografia da mesma… ou algo que essa pessoa costumasse usar… ou podem ser as palavras que usou… apanhe-as… coloque-as no saco. Se a sua associação for com um lugar… pode ver um bilhete antigo para esse sítio… ou algum outro símbolo aceitável para a sua mente inconsciente… ou podem ter havido sentimentos de frustração, ciúmes, culpa… tristeza, perda… a sua mente inconsciente está a identificar todas essas coisas neste momento… coisas que lhe causaram dor… ou sentimentos de que não se adequava ou não tinha remédio/saída/solução… seja o que for… está aqui à espera de ser deitado fora.

Ponha-os todos dentro do saco. Você não precisa mais deles… você quer ver-se livre da carga emocional… por isso deita-os fora. E quando tiver identificado e posto no saco todos esses sentimentos, pensamentos e emoções negativas ou o que quer que o tenha estado a fazer/deixar infeliz… ate o saco com um nó bem forte e coloque-o do lado de fora da sua casa, pois hoje é dia de passar a camioneta do lixo. De facto, pode até reparar como a camioneta passa depois de colocar o lixo lá fora, quase como se estivesse à sua espera para passar... e pode observar através da janela o lixo a ser levado embora.

Indique com um aceno de cabeça quando o tiver feito e estiver pronto para continuar.

(esperar pelo sinal)

Óptimo… agora pode decidir voltar se sentir que lhe escapou alguma coisa… e continuar a deitar fora quaisquer pensamentos, sentimentos ou emoções, mas quando estiver pronto, pode começar a trabalhar na sua casa… uma divisão de cada vez.

E pode começar por fazer coisas boas para si mesmo… apenas coisas simples de início… como tratar-se para algo especial… olhando para o espelho e sorrindo, dizendo a si próprio que ama quem você é... Identificando todas as coisas boas/simpáticas na sua forma de ser… que qualidades lhe diria o seu melhor amigo que tem? Ou a pessoa que mais gosta de si?

Talvez possa colocar uma música suave na sua casa de campo… ou acender velas aromatizadas e decorá-la com as suas flores preferidas. Crie um espaço para relaxar… e espaço onde possa trabalhar em quaisquer assuntos que gostasse de melhorar. Tenha uma divisão de ‘interesses’… o seu canto criativo onde pode ficar totalmente absorvido a fazer algo que realmente goste de fazer.

Mantenha a sua casa limpa e arrumada e procure por quaisquer áreas que precisem de reparações ou melhoramentos… existe muito a ser feito… mas você tem a vontade e a capacidade de começar a trabalhar e deixá-la exactamente como quer que seja.

E você sabe mais do que pensa que sabe… você confia na sua mente subconsciente… você respeita e ama a si mesmo… você quer fazer coisas boas por si mesmo… e você sente-se realmente bem consigo mesmo… isto faz com o que os outros se sintam bem consigo.

(pausa de dois minutos)

Óptimo… agora... dentro de alguns momentos vou despertá-lo...

(usar o despertar habitual)

Adaptado por Sofia Morgado de script do Hypnotic World

sábado, 5 de fevereiro de 2011

LCCH Hypnotherapy Training

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons