«Sofremos uma influência tremenda do meio em que vivemos – o nosso contexto imediato – e da personalidade das pessoas que nos cercam.
Limpar as paredes escritas das estações do metro de Nova York transformou os moradores da cidade em cidadãos melhores. Dizer aos seminaristas que se apressassem fez deles maus cidadãos. O fato de um jovem carismático da Micronésia ter tirado a própria vida deflagrou uma epidemia de suicídios que durou uma década. Colocar uma caixinha dourada no canto de um anúncio do Columbia Record Club fez a compra de discos pelo correio parecer irresistível.
Examinar comportamentos complexos, como fumar, suicidar-se e cometer crimes, é avaliar como estamos sujeitos à influência do que vemos e escutamos e como somos profundamente sensíveis até aos mínimos detalhes do quotidiano. Por isso a mudança social é tão inconstante e tantas vezes inexplicável – é porque faz parte da nossa natureza ser inconstante e inexplicável.
No entanto, se existe dificuldade e inconstância no mundo do Ponto da Virada, também há uma grande dose de esperança. Pela simples manipulação do tamanho de um grupo de pessoas, temos condições de melhorar significativamente a sua receptividade a novas ideias. Adequando a forma de apresentar as informações, podemos aumentar de modo extraordinário a sua capacidade de fixação. Encontrando e atingindo aquelas raras pessoas especiais que detêm grande poder social, somos capazes de alterar o curso das epidemias sociais. No fim, os Pontos da Virada (ou viragem) são uma reafirmação do potencial para mudanças e do poder da ação inteligente.
Veja o mundo à sua volta. Pode parecer um lugar impossível de mover, fixo, implacável. Mas com um leve empurrãozinho – no lugar certo – ele dá uma virada.»
Autor: Malcom Gladwell
Formato: pdf
Páginas: 202
Tamanho: 1,66 Mb
Clique aqui para ler