domingo, 17 de maio de 2009

Hipnose Ericksoniana: Quebrando hábitos com tarefas

Este é um tema proposto pelo Keith do Hypnosis 101, sendo pertinente e útil, decidi partilhar aqui esta matéria.

Na hipnose Ericksoniana, muitas vezes prescrevemos tarefas aos nosso clientes. O propósito destas é o de quebrar valhos padrões de comportamentos, determinados sistemas de crenças e/ou construir recursos úties para a resolução dos seus problemas. As tarefas podem ser levadas a cabo durante a sessão ou podem ser relegadas para trabalho de casa.

Sintoma como Tarefa
Uma das intervenções mais frequentes de Erickson era prescrever o sintoma como tarefa e alterá.-la de alguma forma. Como exemplo, ele poderia recomendar a um roedor de unhas que roesse as unhas num determinada hora. Poderia então pedir que roesse cada unha durante determinado tempo. Prescrever o comportamento problema como uma tarefa, muda o contexto através do qual o comportamento é filtrado. Pense nisso por um momento...

Se fosse forçado a comer a sua comida preferida, seria tão apetecível?

Quando um padrão é alterado ele cai por terra
Com padrões de comportamentos habituais, uma vez que o comportamento é visto através de uma lente diferente, muitas vezes estes padrões desmoronam. É como o rebentar de um balão.

Neste sentido, outro trabalho de casa dado frequentemente é a associação de um comportamento desagradável ao sintoma, especialmente se o sintoma é um mau hábito.
Erickson prescrevia por vezes, desta forma, comportamentos como caminhadas. Assim, se o cliente queria deixar ed fumar, Erickson poderia explicar que ele podia fumar, mas teria de comprar um cigarro de cada vez e caminhar até á loja de cada vez que quisesse fumar. Desta forma, alterava o padrão típico de comportamento, encorajando, ao mesmo tempo, um comportamento saudável. Era frequente as pessoas cansarem-se rapidamente do hábito e paravam por si mesmas.

Lembre-se, pode alterar um padrão de qualquer forma que se possa lembrar.

Formas de alterar comportamentos
Frequência/Velocidade
Duração
Altura do dia
Localização no corpo
Intensidade
Qualidade
Sequência
Interrupção
Saltando para o fim
Adicionando ou subtraindo elementos
Fraccionando partes maiores de uma sequência em mais pequenas
Forçando o sintoma sem o padrão
Forçando o padrão sem o sintoma
Associando o padrão a outro padrão (geralmente indesejado) (tarefas contingentes do sintoma)

Exercício: Alterando um padrão atribuindo uma tarefa
Pode fazer isto por si mesmo ou usá-lo como um exercício para ajudá-lo a tornar-se melhor na crianção de tarefas para os seus clientes.

1. Pense num problema ou comportamento indesejado.
2. Crie uma tarefa que de alguma forma altere o padrão de comportamento. Por exemplo, se uma pessoa tem medo de falar em público, descubra qual a ordem pela qual o sintoma ocorre. Faça com que o cliente se imagine a falar em público e com os sintomas a cocorrem numa ordem diferente da habitual.

Rapport & Compromisso
Lembre-se de fazer isto após ter estabelecido rapport e obtenha o compromisso do seu cliente antes de revelar a tarefa. De outra forma, não terá o nível de cooperação que o fará funcionar. Existem dezenas de histórias sobre Erickson dizendo aos seus clientes que lhes podia resolver os problemas, mas eles não iriam gostar. ele só revelava a tarefa após o cliente implorar por esta e prometer que faria o que este lhe dissesse. Num destes casos, uma mulher, cujo peso ia e vinha, foi procurar o Dr. Erickson. Ela conseguia descer até o seu peso ideal para imediatamente depois começar a comer em demasia. Após prometer a Erickson que faria o que este lhe pedisse, ele disse-lhe para ganhar um determinado peso. Ela pediu para ser libertada da sua promessa!

Através desta tarefa, Erickson mudou a a ordem do padrão de comportamento típico desta mulher. Ela passou do comportamento perder peso, atingir o objectivo e voltar a ganhar o peso inicial para ganhar peso, atingir o objectivo e depois perdê-lo! Ela manteve-se sem o peso extra pois não qui voltar a ganhá-lo. Mudando a ordem do padrão e tornando o ganho de peso numa tarefa onerosa, Erickson mudou a maneira como ela pensava de uma forma profunda.

Pense nisto desta forma…

Previamente, esta cliente pensava em comer comida descontroladamente e ganhar peso como algo que ela tinha de fazer uma vez que tivesse atingido o peso proposto. A alimentação descontrolada era um alívio após um longo e árduo processo de dieta. Erickson usou a tarefa para trocar este padrão na sua cabeça e tornar o ganho de peso na tarefa árdua!

Uma vez que por vezes as pessoas levam as coisas à letra, devo dizer-lhe que não estou a sugerir que diga a todos os seus clientes que querem perder peso para ganharem peso! Lembre-se, Erickson era um médico e cada caso é diferente. Estou a sugerir que observe os padrões de comportamento dos seus clientes, mude um ou mais elementos e atribua essa mudança como uma tarefa.

Traduzido livremente do site Hypnosis 101.

0 comentários:

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Walgreens Printable Coupons